Conheça o jornal literário “Tentativa”, editado na década de 50 pelo escritor André Carneiro

(notícia enviada por Marcello Simão Branco)

Recebi do escritor André Carneiro pelo correio o livro “A Geração de 45 Através do Jornal Tentativa”, uma publicação da prefeitura de Atibaia e do Arquivo do Estado de São Paulo, com o conteúdo em fac-simili das 12 edições de um jornal literário publicado no início dos anos 50, pelo então jovem editor e escritor André Carneiro (ao lado de sua irmã Dulce Carneiro e de Cesar Mêmolo Jr.).
A edição contém artigos introdutórios do próprio André, do professor da Universidade Federal de Rondônia, Osvaldo Duarte e do jornalista Alberto Dines, entre outros.
O conteúdo de “Tentativa” é de primeiro nível, apresentando em suas páginas a nata da literatura brasileira da época, como Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Graciliano Ramos e Otto Maria Carpeauz, para citar só quatro nomes de peso. Também havia colaborações regulares de escritores argentinos e portugueses e ilustradores renomados como Aldemir Martins e Franz Weissmann, entre outros. Ademais, estão lá nomes que se tornariam conhecidos na chamada Geração GRD, cerca de uma década depois, como Fausto Cunha e Domingos Carvalho da Silva.
Talvez haja até alguns textos de FC, é questão de pesquisar. E, provavelmente, estão também os primeiros contos e poemas do próprio André Carneiro. Contém contos, ilustrações, muita poesia, artigos sobre arte em geral e literatura em especial, além de notícias sobre o ambiente cultural da época. Tudo material “inédito e especial” para a publicação, como é revelado em suas páginas.
É um verdadeiro tesouro para a história da literatura brasileira e dos estudos culturais em geral e, o que nos é mais interessante, é a mostra de um André Carneiro pouco conhecido, o do editor e idealista cultural. Talvez uma faceta que ajude a explicar a razão de sua aproximação entusiasmada do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) em meados dos anos 80 e seu contato permanente com publicações de fãs, que mantém ainda hoje. Eu já sabia de sua atividade à frente deste jornal literário. Mas ter acesso a este material por inteiro é realmente revelador de uma trajetória intelectual ainda mais rica e diversificada do que a conhecida.
Para quem se interessar em adquirir o valioso exemplar:
“Arquivo Público do Estado de São Paulo”
Rua Voluntários da Pátria, 596 - CEP 02010-000 - São Paulo/SP
E-mail: arquivoestado@sp.gov.br